quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É LAMENTÁVEL!

Estou realizando reuniões com os guardiães nas escolas desde a semana passada. Tenho ouvido reclamações sobre insubordinação e falta de educação de alunos que frequentam as salas de leitura. Mas o que me deixou preocupada foi o número significativo de livros que não estão sendo devolvidos. Não pensamos duas vezes! Suspendemos os empréstimos até a próxima semana, enquanto estamos em campanha para que os alunos devolvam os livros. É lamentável! Porém, nem tudo é problema. Ouvir os depoimentos de guardiães sobre as leituras que estão fazendo tem sido um alento que nos anima a continuar.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FAI COLABORA COM A LEITURA EM CAXIAS

A FAI-Faculdade Vale do Itapecuru integrou-se ao projeto, no segundo semestre, através do curso de Pedagogia, coordenado pela Profa. Helena Bezerra. Participaram da oficina 15 discentes que já estão atuando como guardiães da leitura em seis escolas: U. I. Duque de Caxias, C.E.Santos Dumont, C.E. Clóvis Vidigal, C.E. Cônego Aderson, C.E. Eugênio Barros e C.E.Inacio Passarinho. Na primeira reunião de avaliação realizada hoje, ficou evidente o compromisso e a seriedade com que todos estão encarando a tarefa de contribuir com a leitura em Caxias-MA.

domingo, 18 de setembro de 2011

LIVROS À MÃO-CHEIA!

No dia 10 de junho de 1998, inauguramos a sede da Livraria Graúna. O convite trazia versos do poema O livro e a América, de Castro Alves, publicado em Espumas Flutuantes (1870), obra importante da terceira geração do Romantismo no Brasil. Da necessidade de leitura falava o escritor baiano àquela época. Festejamos um empreendimento que disponibiliza o livro como bem cultural desde o século passado, para os caxienses. Hoje, através do Projeto Guardiães da Leitura, queremos dizer novamente: é necessário ler! Um tesouro espera alunos e professores nas escolas públicas de Caxias-MA!
Inclusive obras do autor que escreveu:
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.

A chave

O blog do projeto é nosso canal de comunicação e divulgação do que dá certo e o que está errado. Em quatro escolas onde universitárias do Curso de Letras desempenham o papel de guardiães, já constatamos a mesma situação denunciada em pesquisa do MEC, realizada em 2008: a chave como problemática das bibliotecas. Com livros e com mediadores disponíveis, é inaceitável que o espaço permaneça fechado porque dirigentes chegam atrasados ou simplesmente não compareçam à escola para entregar a bendita chave! É desolador! Mas não desistiremos!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INTERESSANTE IDEIA!


A guardiã Layara e a Profa. Ana Cléia, do C. E. Clóvis Vidigal, divulgaram livros do novo acervo do PNBE/2011, através de cartazes com chamadas interessantes. Adorei a iniciativa! Parabéns! Além do apoio dos diretores Janilde e Yury, colaboram com o projeto as Profas. Inês e Severa.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-10


Alunas do Curso de Letras-CESC/UEMA e guardiães do C. E. César Marques, escola situada no Campo de Belém.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-9


Alunas do curso de Letras-CESC/UEMA e guardiães do C. E. Gonçalves Dias, com a Diretora Sandra.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-8


Guardiães do C. E. Odolfo Medeiros, escola situada no Cangalheiro, com a diretora Sueli e a profa. Jeane.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-7


Guardiães do C. E. Thales Ribeiro, escola situada no centro.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-6


Guardiães da Unidade Integrada Izaura Costa, escola situada na Fazendinha.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-5


Guardiães do C. E. Cônego Aderson, escola situada no morro do Alecrim.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-4


Guardiães do C. E. Eugênio Barros, situada no centro, com a diretora Luiza Marilac.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-3


Guardiães do C. E. Inácio Passarinho, escola situada no Morro do Alecrim.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-2


Guardiães do C. E. Clóvis Vidigal, escola situada na Cohab.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-1

Guardiães do C. E. Santos Dumont, escola situada no IPEM.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VAMOS LER JÁ?

Quando, no início da década de 80, começaram as discussões sobre a problemática da leitura, a falta do livro no contexto escolar constituía-se um entrave dos mais difíceis de resolver. Alguns programas (Ciranda de Livros, por exemplo) foram deflagrados pelo governo federal desde então, sendo o PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA, criado em 1998, o mais consistente deles. O fato é que passados doze anos, os acervos vão-se acumulando nas salas de leitura e/ou bibliotecas sem, no entanto, serem lidos pela comunidade escolar (professores e alunos), com a frequência necessária. Há exceções, é claro! Contudo, no geral, ouve-se um rosário de reclamações: espaços fechados, diretores zelosos demais, professores não leitores, alunos desinteressados. Tenho uma certeza: quando o(a) professor(a) resolve formar leitores, o céu é o limite. Agora com as bibliotecas funcionando, vamos ler e contagiar nossos jovens?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OS NÚMEROS DO PROJETO

O projeto Guardiães da Leitura começou, em Caxias, com as oficinas de preparação dos alunos, nos dias 07, 21 e 28/05/2011, quando foram discutidos temas como: histórias pessoais de leitura, a importância de ser leitor, as características do texto literário e o acervo do PNBE. Em Coelho Neto, o encontro do dia 20/05 marcou o início das atividades em duas escolas da cidade. No segundo semestre, novas turmas passaram pelo mesmo processo e já está implantado em outras escolas.

Números do projeto:
  • Onze (11) escolas em Caxias-MA: C.E. Inácio Passarinho, C.E.Cônego Aderson, C.E.Eugênio Barros, C.E.Santos Dumont, C.E.Clóvis Vidigal, U.I.Izaura Costa, C.E.Odolfo Medeiros, C.E.Thales Ribeiro Gonçalves, C.E. César Marques, U.I.Duque de Caxias e C. E. Gonçalves Dias;
  • Duas (2) escolas em Coelho Neto-MA: C.E.Magno Bacelar e U.I.N.S.Santana;
  • Uma (1) escola em Teresina-PI: Escola Estadual Caluzinha Freire;
  • Guardiães: cento e quarenta e quatro (144) alunos do Médio e vinte e um)(21) discentes do Curso de Letras (CESC/UEMA).