terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tudo pela leitura!

Começamos ontem a visitar as escolas onde funciona o Projeto Guardiães da Leitura. Estamos reunindo guardiães para agradecer aos que estão deixando o projeto (aprovação em vestibular, emprego, cursos paralelos etc) e discutir novas ações com aqueles que continuarão. De uma coisa todos temos certeza: o projeto é viável e tornou-se fundamental para a qualidade do ensino. Portanto, faremos o que for necessário para que funcione melhor em 2012. Estamos organizando uma viagem cultural à São Luís com um representante de cada escola, como forma de reconhecimento pelo trabalho voluntário desses jovens que estão mudando a realidade de nossas escolas.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

LIVROS A MÃO CHEIA...


O curso da Vânia Resende está chegando ao fim! Mas penso que significará um reinício bastante promissor para todos os guardiães quando retornarem às escolas em março, uma vez que, após vários dias de leitura compartilhada de poemas e narrativas de autores variados, todos estarão motivados para o exercício de formar leitores.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA, AFETO, PRAZER, CONHECIMENTO

Com essas categorias começamos hoje o curso A contribuição da leitura literária para a formação de leitores em ações multiplicadoras de promoção da leitura em Caxias-MA, ministrado pela Vânia Resende, educadora e escritora mineira, que viaja pelo Brasil inteiro com a missão de transformar a realidade social do país, através de práticas leitoras críticas e criativas. Estão participando os alunos do Projeto Guardiães da Leitura, bem como bolsistas de outros projetos do Dep. de Letras-CESC/UEMA.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um verdadeiro guardião!


"A gente passa, os livros ficam". Esta era uma das frases célebres de José Mindlin, um dos mais reconhecidos bibliófilos brasileiros que morreu, aos 95 anos, em São Paulo, em 28 de fevereiro de 2010. Aos 13 anos, começou a formar a biblioteca, em sua própria casa, que reuniu mais de 35 mil títulos, sendo, portanto, um verdadeiro guardião do livro cujo exemplo de amor à literatura deve ser lembrado para sempre. Por isso, recomendo a obra Uma vida entre livros em que ele narra as mais diferentes e saborosas empreitadas para comprar um livro desejado.