quarta-feira, 30 de maio de 2012

DIA DO GUARDIÃO DA LEITURA!
























Dia 30 de maio de 2011, começamos o PROJETO GUARDIÃES DA LEITURA, por isso hoje nosso encontro foi de confraternização. Obrigada!





A URE de Caxias, representada pelo Prof. Luís Faustino, também agradeceu a colaboração de todos.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A arca de livros desce o morro!




Sábado, dia 26,  no bairro Luiza Queiroz, vivemos uma experiência indescritível! Uma centena de crianças, de olhos atentos e curiosos, ouviram leituras do acervo do Ponto de Leitura-Nasce uma Criança Leitora. Com a preciosa participação da Fátima Pereira, Betânea, Iris e Renata proporcionamos momentos de puro encantamento!

Aluno não gosta de ler?




A ficha de empréstimo ao lado, da biblioteca da U.I.Izaura Costa, contraria o discurso de que o aluno não gosta de ler. Se tiver acesso ao objeto livro... se não fizerem prova sobre o romance lido... se... se...




Parabéns ao jovem guardião!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

OFICINA NO C.E. THALES RIBEIRO

Terça-feira, dia 15 de maio, estivemos no C.E.Thales Ribeiro, para mais uma oficina. Desta feita, o gênero trabalhado foram os contos populares, isto é, as famosas histórias de Trancoso. No acervo da escola pode ser lido Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo, Malba Tahan etc. Os alunos criaram histórias a partir de imagens e ouviram narrativas coletadas no C.E.Cristovão Colombo, pela Layssa Carneiro, bolsista de outro projeto. As guardiães Ana Mira e Naira deram conta do recado com propriedade. A profa. Antonia Pereira gostou da atividade e colaborou muito.

MENSAGENS POÉTICAS

Sexta-feira, dia 11 de maio, as participantes da oficina do PONTO DE LEITURA NASCE UMA CRIANÇA LEITORA (MAIS CULTURA), leram poemas (Carlos D. de Andrade, Mário Quintana, Cora Coralina etc) e fizeram cartões para o Dias das Mães.




Duas leitoras muito especiais acompanharam suas mães e leram muito!    



 Alguém duvida? 






Confiram as fotos!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Divulgando poesia e revelando a natureza de Caxias




Através do Projeto DIVULGANDO POESIA E REVELANDO A NATUREZA DE CAXIAS, desenvolvido pelo Departamento de Letras-CESC/UEMA, financiado pela FAPEMA, temos realizado oficinas de leitura de poesias no C.E.Gonçalves Dias, escola da rede estadual, com alunos da 1ª série, nos turnos matutino e vespertino. Além dessa atividade, as voluntárias do projeto, Priscila, Fabiane e Thayanne, estão fazendo registro fotográfico em ruas, praças e quintais. Quanta imagem bonita!  A verdade é que na correria do dia a dia, não olhamos ao nosso redor, para apreciar o que a natureza nos oferece. Confiram!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Leitura! leitura! leitura!

 Na última sexta-feira, no PONTO DE LEITURA-NASCE UMA CRIANÇA LEITORA, livros foram escolhidos na arca móvel, lidos e comentados.
Recebemos uma leitora especial, junto com a mamãe Ediane, aluna do Curso de Letras.