segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ENCONTRO COM OS GUARDIÃES


Dia 9 de agosto, nos reunimos para assistir ao vídeo A Biblioteca Escolar como espaço para formação de leitores. Com duração de 1h e 02 minutos, a pedagoga Célia Cunico aborda questões como: organização da biblioteca, prazer de ler, a relação livro e internet, dentre outros assuntos fundamentais para consolidar as ações do nosso projeto.

VISITA À ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS


Para cumprir a última etapa das ações do PROJETO GUARDIÃES DA LEITURA, no C.E.Thales Ribeiro, alunos do 2º ano visitaram a Academia Caxiense de Letras, dia 15 de agosto, que debutava na ocasião. O Presidente Wibson Carvalho saudou os visitantes e proferi palestra sobre o livro O Poeta do Exílio, de Marisa Lajolo, que versa sobre vida e obra do poeta maior - Gonçalves Dias. A professora Antônia Sousa, que acompanhava os alunos, elogiou a iniciativa. Para os alunos foi muito importante conhecer a instituição que mantém, a muito custo, as tradições culturais de Caxias. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aniversário de Gonçalves Dias

Hoje, na Praça  Gonçalves Dias, a escola que leva seu nome, através de seus professores e alunos, fizeram-lhe justas homenagens na comemoração de seus 189 anos de nascimento. Falou-se sobre a vida do poeta  e sobre a repercussão de sua obra até os tempos atuais. Marcaram presença a  Academia Caxiense de Letras e o Projeto guardiães da Leitura. Alunos apresentaram uma bela performance poética.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VÍDEO SOBRE BIBLIOTECA

Amanhã, às 18h, na sala da UEMANET, no CESC, discentes do Curso de Letras, que atuam como guardiães da leitura, assistirão um vídeo sobre biblioteca. Como torná-la atrativa, como fomentar o gosto pela leitura, como torná-la um espaço de práticas sistemáticas de estratégias leitoras são questões importantes que serão discutidas. Afinal, precisamos nos preparar para o semestre que se inicia.