terça-feira, 10 de junho de 2014

BIBLIOTECA DO C.E.CLÓVIS VIDIGAL






 Os Guardiães da Leitura que atuam na biblioteca do C.E.Clóvis Vidigal (Aneide, Fernanda e Luís) fizeram nova arrumação no acervo para incrementar o PROJETO NASCE UM JOVEM LEITOR!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Guardiã da Leitura desenvolve oficina de leitura


Cumprindo o Plano de Trabalho do Projeto Nasce um jovem leitor,  Fernanda da Maia-Guardiã da Leitura e Bolsista PIBEX/UEMA realizou mais duas oficinas no C.E.Clóvis Vidigal. Confiram as fotos.

terça-feira, 3 de junho de 2014

OS LIVROS QUE DEVORARAM MEU PAI

Hoje, venho lhes oferecer informações de um livro que li e me encantei. Trata-se da obra “Os livros que devoraram meu pai”, do autor Afonso Cruz, livro laureado, em 2009, com o Prêmio Literário Maria Rosa Colaço.
Em sinopse, o livro conta a história de Elias Bonfim, filho de Vivaldo Bonfim. Elias perdera o pai muito cedo e nunca soube do ocorrido, apenas que ele havia desaparecido, e por herança, seu pai Vivaldo deixou sua biblioteca pessoal que ficava no sótão da casa de sua vó paterna. Através dos livros que seu pai deixara, Elias adentra em uma aventura pelos grandes clássicos em busca de pistas para encontrar seu pai.
O que me atraiu nesta narrativa é que Elias mistura sua realidade vivida com a realidade dos livros e vai contando sua história fazendo intertextualidade com obras e autores nomeados, muitas vezes, juntando-os e fazendo-os participar dessa história instigante, além de fazer com que nós leitores, tenhamos curiosidade em ler as obras que ele cita.
Elias devora os livros e, ao mesmo tempo, vai sendo devorado por eles e por grandes obras, como: A ilha do Dr. Moreau, Fahrenheit 451 (Ray Bradbury), Crime e Castigo (de Fiódor Dostoievski), A revolução dos bichos (George Orwell) e O médico e o monstro (de Robert Louis Stevenson).
Este livro faz parte do acervo PNBE/2013 que se encontra disponível nas bibliotecas escolares da rede pública. Se tiver chance, não deixe de ler esta obra, apesar da fácil linguagem, ele é capaz de acrescentar muito na sua experiência leitor(a). Fica a dica!

Referência: CRUZ, Afonso. Os livros que devoraram meu pai: a estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim – São Paulo: Leya, 2011, 112p.
Indicação de: Fernanda da Maia Castelo Branco (Guardiã da Leitura e Bolsista do Projeto Nasce um jovem leitor/PIBEX-Centro de E. M. Clóvis Vidigal).