quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PARA COMEMORAR!

No período de 12 a 19 de dezembro, estivemos nas escolas realizando encontros de avaliação. Os guardiões falaram sobre livros, leituras, como foi a experiência, se continuam em 2012. O depoimento da guardiã Silvanete, do C.E.Thales Ribeiro, foi emblemático do significado do projeto: "Eu tinha curiosidade de conhecer a biblioteca da escola". Como sabemos, as escolas possuem um acervo de excelente qualidade, porém inacessível por quem de direito: o jovem e a criança. Logo, o projeto fez funcionar salas de leitura em onze escolas de Caxias, fato que se constitui uma política de formação de leitores real, concreta, sem "oba, oba". Além disso, conseguimos informatizar o acervo do C.E. Cônego Aderson, graças à colaboração especial dos queridos alunos Chrysler e Jorge, da própria escola, que também implantaram o sistema nas escolas C.E.I.Passarinho, C.E.Thales Ribeiro, C. E. César Marques (em andamento).
Assim, agradecemos aos gestores, Prof. Luís Faustino e Profa. Chiquinha, aos diretores, professores colaboradores, técnicos da URE e, sobretudo, aos alunos e universitários, que são a alma desse projeto.
Feliz Natal! Paz e saúde em 2012!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

QUE PENA!!!

Depois de tudo acertado com a Suzana Vargas para vir a Caxias, a Casa da Leitura, sede do PROLER, que fica no Rio de Janeiro, nos informou que o recurso destinado às oficinas não pode ser utilizado em pagamentos para ex-funcionários, situação da escritora. Como atrapalha essa burocracia brasileira!!!!! Ficamos frustradas!

OFICINA DE BLOG E POESIA...

Estou prestes a encerrar a carga horária de Literatura Infanto-juvenil, disciplina que tenho o maior prazer em ministrá-la. Durante a unidade em que estudamos poesia, a turma fez uma oficina de blog, com o prof. Francisco, no NTE, cujo propósito foi divulgar uma antologia. Que maravilha! A turma desempenhou a tarefa com entusiasmo, interesse e muita criatividade. O resultado foi o estudo prazeroso de variados autores da coleção Literatura em Minha Casa: Roseana Murray, Vinicius de Moraes, Henriqueta Lisboa, Elias José, Cecília Meireles, Sylvia Orthof etc.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIVULGAÇÃO DO BLOG

Estivemos em São Luís, no II Fórum de Leitura, para participar de uma mesa redonda sobre formação de leitores e pudemos constatar que o Projeto Guardiães da Leitura ganhou visibilidade através do blog. Rendo-me à mídia eletrônica, ao constatar que LIVRO e INTERNET podem caminhar juntos na promoção de práticas leitoras.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

II FORUM ESTADUAL DO LIVRO E LEITURA

O Proler, coordenado por Rosinha Lima, Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, realizará importante evento para discutir práticas de leitura. Com o tema, "POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA: CAMINHOS DA CIDADANIA”, professores e promotores da literatura participarão de palestras e oficinas. Minha participação ocorrerá na mesa-redonda - "A literatura como instrumento de formação de leitores na escola e na biblioteca”.

Período: 23 a 25 de novembro de 2011

Local: Praia Mar Hotel-São Luís-MA

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ENCONTRO DE LEITORES

Foi significativo o número de guardiões faltosos ao nosso encontro, dia 05 de novembro (sábado), no CESC/UEMA. Uma pena! Avaliamos o projeto e, sobretudo, falamos de livros. Ouvimos animados depoimentos sobre os efeitos da leitura em suas vidas. Agradeço a todos que compareceram, especialmente, o CENTRO DE ENSINO EUGÊNIO BARROS, representado com o maior número de alunos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Roda de Leitura com Suzana Vargas

Em 1993, no Congresso de Leitura-COLE, na cidade de Campinas-SP, conheci a autora Suzana Vargas, reconhecida profissional da leitura. Depois, nos encontramos na Casa da Leitura, no Rio de Janeiro, visto que integramos o PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA-PROLER. Temos, pois, muitas afinidades. Acreditamos na força da palavra literária! Portanto, é com muita alegria que a receberemos em Caxias, dias 28 e 29 de novembro, para ministrar uma oficina para os guardiães do Curso de Letras-CESC/UEMA.

domingo, 16 de outubro de 2011

LIVROS NAS MÃOS!

Os guardiães falaram sem rodeios das dificuldades nos oito encontros de avaliação das atividades. Nada demais. Tudo dentro da expectativa em se tratando de contexto escolar. Mas foi gratificante ouvi-los falar dos livros que estão lendo: Memórias do Cárcere, Escrava Izaura, Morro dos Ventos Uivantes, A menina que roubava livros, O príncipe, Olga, Os miseráveis, Amanhecer, O ladrão de raios. Até bem pouco tempo atrás estes livros estavam distantes dos seus destinários. O projeto está cumprindo sua finalidade: que nunca os livros fiquem longe das mãos e dos olhos de crianças e jovens.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É LAMENTÁVEL!

Estou realizando reuniões com os guardiães nas escolas desde a semana passada. Tenho ouvido reclamações sobre insubordinação e falta de educação de alunos que frequentam as salas de leitura. Mas o que me deixou preocupada foi o número significativo de livros que não estão sendo devolvidos. Não pensamos duas vezes! Suspendemos os empréstimos até a próxima semana, enquanto estamos em campanha para que os alunos devolvam os livros. É lamentável! Porém, nem tudo é problema. Ouvir os depoimentos de guardiães sobre as leituras que estão fazendo tem sido um alento que nos anima a continuar.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FAI COLABORA COM A LEITURA EM CAXIAS

A FAI-Faculdade Vale do Itapecuru integrou-se ao projeto, no segundo semestre, através do curso de Pedagogia, coordenado pela Profa. Helena Bezerra. Participaram da oficina 15 discentes que já estão atuando como guardiães da leitura em seis escolas: U. I. Duque de Caxias, C.E.Santos Dumont, C.E. Clóvis Vidigal, C.E. Cônego Aderson, C.E. Eugênio Barros e C.E.Inacio Passarinho. Na primeira reunião de avaliação realizada hoje, ficou evidente o compromisso e a seriedade com que todos estão encarando a tarefa de contribuir com a leitura em Caxias-MA.

domingo, 18 de setembro de 2011

LIVROS À MÃO-CHEIA!

No dia 10 de junho de 1998, inauguramos a sede da Livraria Graúna. O convite trazia versos do poema O livro e a América, de Castro Alves, publicado em Espumas Flutuantes (1870), obra importante da terceira geração do Romantismo no Brasil. Da necessidade de leitura falava o escritor baiano àquela época. Festejamos um empreendimento que disponibiliza o livro como bem cultural desde o século passado, para os caxienses. Hoje, através do Projeto Guardiães da Leitura, queremos dizer novamente: é necessário ler! Um tesouro espera alunos e professores nas escolas públicas de Caxias-MA!
Inclusive obras do autor que escreveu:
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.

A chave

O blog do projeto é nosso canal de comunicação e divulgação do que dá certo e o que está errado. Em quatro escolas onde universitárias do Curso de Letras desempenham o papel de guardiães, já constatamos a mesma situação denunciada em pesquisa do MEC, realizada em 2008: a chave como problemática das bibliotecas. Com livros e com mediadores disponíveis, é inaceitável que o espaço permaneça fechado porque dirigentes chegam atrasados ou simplesmente não compareçam à escola para entregar a bendita chave! É desolador! Mas não desistiremos!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INTERESSANTE IDEIA!


A guardiã Layara e a Profa. Ana Cléia, do C. E. Clóvis Vidigal, divulgaram livros do novo acervo do PNBE/2011, através de cartazes com chamadas interessantes. Adorei a iniciativa! Parabéns! Além do apoio dos diretores Janilde e Yury, colaboram com o projeto as Profas. Inês e Severa.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-10


Alunas do Curso de Letras-CESC/UEMA e guardiães do C. E. César Marques, escola situada no Campo de Belém.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-9


Alunas do curso de Letras-CESC/UEMA e guardiães do C. E. Gonçalves Dias, com a Diretora Sandra.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-8


Guardiães do C. E. Odolfo Medeiros, escola situada no Cangalheiro, com a diretora Sueli e a profa. Jeane.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-7


Guardiães do C. E. Thales Ribeiro, escola situada no centro.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-6


Guardiães da Unidade Integrada Izaura Costa, escola situada na Fazendinha.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-5


Guardiães do C. E. Cônego Aderson, escola situada no morro do Alecrim.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-4


Guardiães do C. E. Eugênio Barros, situada no centro, com a diretora Luiza Marilac.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-3


Guardiães do C. E. Inácio Passarinho, escola situada no Morro do Alecrim.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-2


Guardiães do C. E. Clóvis Vidigal, escola situada na Cohab.

CONHEÇA OS GUARDIÃES DA LEITURA-1

Guardiães do C. E. Santos Dumont, escola situada no IPEM.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VAMOS LER JÁ?

Quando, no início da década de 80, começaram as discussões sobre a problemática da leitura, a falta do livro no contexto escolar constituía-se um entrave dos mais difíceis de resolver. Alguns programas (Ciranda de Livros, por exemplo) foram deflagrados pelo governo federal desde então, sendo o PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA, criado em 1998, o mais consistente deles. O fato é que passados doze anos, os acervos vão-se acumulando nas salas de leitura e/ou bibliotecas sem, no entanto, serem lidos pela comunidade escolar (professores e alunos), com a frequência necessária. Há exceções, é claro! Contudo, no geral, ouve-se um rosário de reclamações: espaços fechados, diretores zelosos demais, professores não leitores, alunos desinteressados. Tenho uma certeza: quando o(a) professor(a) resolve formar leitores, o céu é o limite. Agora com as bibliotecas funcionando, vamos ler e contagiar nossos jovens?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OS NÚMEROS DO PROJETO

O projeto Guardiães da Leitura começou, em Caxias, com as oficinas de preparação dos alunos, nos dias 07, 21 e 28/05/2011, quando foram discutidos temas como: histórias pessoais de leitura, a importância de ser leitor, as características do texto literário e o acervo do PNBE. Em Coelho Neto, o encontro do dia 20/05 marcou o início das atividades em duas escolas da cidade. No segundo semestre, novas turmas passaram pelo mesmo processo e já está implantado em outras escolas.

Números do projeto:
  • Onze (11) escolas em Caxias-MA: C.E. Inácio Passarinho, C.E.Cônego Aderson, C.E.Eugênio Barros, C.E.Santos Dumont, C.E.Clóvis Vidigal, U.I.Izaura Costa, C.E.Odolfo Medeiros, C.E.Thales Ribeiro Gonçalves, C.E. César Marques, U.I.Duque de Caxias e C. E. Gonçalves Dias;
  • Duas (2) escolas em Coelho Neto-MA: C.E.Magno Bacelar e U.I.N.S.Santana;
  • Uma (1) escola em Teresina-PI: Escola Estadual Caluzinha Freire;
  • Guardiães: cento e quarenta e quatro (144) alunos do Médio e vinte e um)(21) discentes do Curso de Letras (CESC/UEMA).

sábado, 27 de agosto de 2011

O que significa PNBE?

O Projeto Guardiães da Leitura tem como objetivo principal divulgar o acervo do PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA-PNBE. Criado em 1998, pelo MEC, disponibiliza obras literárias de diferentes gêneros, autores e épocas, a fim de que professores e alunos tenham acesso a práticas leitoras sistemáticas e criativas. Passada mais de uma década, pesquisas mostram que o encontro entre livros e leitores, no interior das escolas públicas, tem sido abaixo, muito abaixo do esperado. Ora, se o acesso ao livro é um dos entraves para que crianças e jovens leiam, por que o programa não está atingindo seus objetivos? Uma face dessa problemática é a inacessibilidade dos espaços de leitura. Faltam bibliotecários, auxiliares e mediadores. Com os guardiães da leitura o acervo está, finalmente, disponibilizado para a comunidade escolar. Professores e alunos visitem as bibliotecas de sua escola! O acervo de 2011 já chegou. Vale a pena conferir as novidades!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LEITURA EM CAXIAS


O projeto Guardiães da Leitura inaugura uma nova fase, com a criação do blog! Enquanto espaço midiático, espera-se que os integrantes do projeto participem efetivamente com depoimentos sobre livros e leitura, com trocas de experiências e com performances poéticas. Portanto, os guardiães atuantes, em onze escolas de Caxias-MA, em duas escolas de Coelho Neto-MA, no Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC/UEMA e numa escola de Teresina-PI, estão convidados para esse encontro permanente de celebração em torno do objeto cultural mais importante e interessante da história da humanidade: o livro.
Aqui também divulgaremos nossos eventos e deixaremos nossos recados.