Os guardiães da leitura, de nível universitário, farão um curso de 40h, no período de 13 a 17 de fevereiro, com a Profa. Dra. Vânia Resende, educadora ligada ao PROLER. Autora de livros, essa mineira viaja o Brasil inteiro para divulgar abordagens teóricas e metodológicas acerca do livro de literatura infanto-juvenil. Sem pedantismo, com muita clareza e, sobretudo, com paixão, Vânia demonstra como formar leitores na escola e na biblioteca. Fundamental na minha estória pessoal e profissional (mestrado e doutorado), com ela tenho aprendido muito sobre livro e leitura. Mas, para além da comunhão de ideais que une nossas vidas, nutrimos um profundo sentimento de amizade. Com alegria, estamos esperando sua chegada.
Projeto de Leitura da UEMA-Campus Caxias e do Comitê do PROLER-Caxias-MA (Que nunca o livro fique longe de tua mão e de teus olhos)
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Notícia triste...
Ouvi ontem no noticiário da Globo que Bartolomeu Campos de Queirós faleceu em Belo Horizonte. Tivemos a honra de recebê-lo em Caxias, em 2002, no Encontro do PROLER, quando proferiu palestra de abertura e ministrou oficina.Fiquei deveras triste porque embora sua obra permaneça viva em nosso imaginário e para sempre a disposição de novos leitores, não teremos novas palavras poéticas tecidas com delicadeza tão peculiar como expressada no trecho abaixo do texto publicado no site Movimento por Um Brasil Literário (ideia dele), que descreve o nascimento de Jesus:
Pastores se apresentaram com música; tecelãs presentearam com agasalhos; lenhadores trouxeram madeira; pescadores propunham peixes; padeiros dividiam o pão; agricultores repartiam a colheita; lavadeiras ofertavam lençóis. Os animais exibiam sua penas, peles, força, canto junto da manjedoura. As crianças, ansiosas, imaginavam cirandas e adivinhações. É Natal.
Com o pesar do COMITÊ DO PROLER-CAXIAS-MA
Com o pesar do COMITÊ DO PROLER-CAXIAS-MA
domingo, 15 de janeiro de 2012
O PROJETO CONTINUA...
Vários participantes do projeto expressaram firme desejo de continuar no projeto em 2012. Isso nos deixa contente porque a decisão em desempenhar o papel de guardiães revela que ser voluntário é uma vocação e que leitura modifica nossa percepção acerca da vida. Uma vez despertado para o mundo fantástico dos livros, o desejo de ler mais e mais se instala... e pronto! O céu é o limite!
Assinar:
Postagens (Atom)