segunda-feira, 14 de abril de 2014

Guardiã da leitura apresenta Jardins, de Roseana Murray




MURRAY, Roseana. Jardins; desenhos de Roger Mello. 2. Ed. – Rio de Janeiro: Manati, 2011.



            O livro Jardins, de Roseana Murray, traz 15 poemas pequenos e em cada página uma ilustração que representa os jardins, ou melhor, os diversos jardins que existem, ou que podem existir. A coloração de cada ilustração e a forma como cada poema é organizado numa única página imprime qualidade gráfica ao livro ao mesmo tempo em que sensibiliza pela homenagem que faz à natureza.

            Algumas imagens nos dão a ideia de labirintos, como se o próprio jardim o formasse. Outras demonstram uma “selva” de flores, onde os componentes da natureza aparecem na forma que a mãe celeste os ensinou e outras imagens estão lá representando o que o texto poético diz.

            Apesar de serem pequenos, os poemas mexem com o imaginário do leitor. Cada um penetra com a mais simples delicadeza, fazendo o leitor descobrir a sensibilidade existente em cada verso. Destaquei dois poemas desta obra que me chamaram a atenção:



“Flores alimentam sonhos,

Dão de comer aos olhos,

Arrumam e desarrumam

Formas e cores.”



Neste poema identifico a beleza. A beleza de contemplar as coisas simples do mundo, o alimento das flores como aquele que sacia a alma, que satisfaz somente por olhar a perfeição harmônica das cores.



“Uma estrela vem espiar:

Estrelas são iluminadas

Flores noturnas no quintal do céu”.



Este poema chama atenção pela comparação das estrelas com flores e o céu com um quintal. Uma comparação interessante, pois assim como as estrelas, as flores brilham também por suas diversas cores, formatos e perfumes. O chão (quintal) é uma imensidão infinita, assim como o céu que não tem começo e nem fim.

A beleza desta obra não está somente nas páginas onde se encontram os poemas. Também pode ser encontrada na capa, onde existe um jardim imenso com flores e cores diferentes, esperando para ser desvendado. Então, parabenizo o desenhista Roger Mello, pelas suas ilustrações fantásticas, por proporcionar ao leitor a possibilidade de descobrir seu jardim particular.




Guardiã da Leitura-Bruna Aguiar-Bolsista BIC/FAPEMA-CESC/UEMA

PROJETO DIVULGANDO POESIA E REVELANDO A NATUREZA DE CAXIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário