quarta-feira, 30 de abril de 2014

GUARDIÃ DA LEITURA REALIZA OFICINA DE NARRATIVAS





 A oficina Contando histórias, realizada no C.E. Clóvis Vidigal, com alunos do Ensino Médio, do turno matutino, foi mais uma atividade do Projeto Nasce um Jovem Leitor. Fernanda da Maia, Guardiã da Leitura e bolsista PIBEX,  responsável pelo evento foi nota mil!                  


 Eis as fotos!






segunda-feira, 14 de abril de 2014

Guardiã da leitura apresenta Jardins, de Roseana Murray




MURRAY, Roseana. Jardins; desenhos de Roger Mello. 2. Ed. – Rio de Janeiro: Manati, 2011.



            O livro Jardins, de Roseana Murray, traz 15 poemas pequenos e em cada página uma ilustração que representa os jardins, ou melhor, os diversos jardins que existem, ou que podem existir. A coloração de cada ilustração e a forma como cada poema é organizado numa única página imprime qualidade gráfica ao livro ao mesmo tempo em que sensibiliza pela homenagem que faz à natureza.

            Algumas imagens nos dão a ideia de labirintos, como se o próprio jardim o formasse. Outras demonstram uma “selva” de flores, onde os componentes da natureza aparecem na forma que a mãe celeste os ensinou e outras imagens estão lá representando o que o texto poético diz.

            Apesar de serem pequenos, os poemas mexem com o imaginário do leitor. Cada um penetra com a mais simples delicadeza, fazendo o leitor descobrir a sensibilidade existente em cada verso. Destaquei dois poemas desta obra que me chamaram a atenção:



“Flores alimentam sonhos,

Dão de comer aos olhos,

Arrumam e desarrumam

Formas e cores.”



Neste poema identifico a beleza. A beleza de contemplar as coisas simples do mundo, o alimento das flores como aquele que sacia a alma, que satisfaz somente por olhar a perfeição harmônica das cores.



“Uma estrela vem espiar:

Estrelas são iluminadas

Flores noturnas no quintal do céu”.



Este poema chama atenção pela comparação das estrelas com flores e o céu com um quintal. Uma comparação interessante, pois assim como as estrelas, as flores brilham também por suas diversas cores, formatos e perfumes. O chão (quintal) é uma imensidão infinita, assim como o céu que não tem começo e nem fim.

A beleza desta obra não está somente nas páginas onde se encontram os poemas. Também pode ser encontrada na capa, onde existe um jardim imenso com flores e cores diferentes, esperando para ser desvendado. Então, parabenizo o desenhista Roger Mello, pelas suas ilustrações fantásticas, por proporcionar ao leitor a possibilidade de descobrir seu jardim particular.




Guardiã da Leitura-Bruna Aguiar-Bolsista BIC/FAPEMA-CESC/UEMA

PROJETO DIVULGANDO POESIA E REVELANDO A NATUREZA DE CAXIAS